Arquitetura Comercial

Por InfoMoney O termo “apocalipse do varejo” tornou-se tão comum nos Estados Unidos que já possui uma entrada na Wikipedia, fazendo referência ao sufoco das lojas físicas e à previsão de que metade dos shoppings do país devem fechar as portas até 2023. Mas pesquisas recentes e especialistas acreditam que a realidade na América Latina – e no Brasil – é bem diferente dessa. Nos países latinos, existem 1,9 mil shoppings – consideravelmente poucos se comparados aos 1.200 registrados apenas nos Estados Unidos. O Brasil Continue lendo

Via Portal da Propaganda Buscando novas formas de se relacionar com os clientes a Vivo abre sua nova loja icônica da marca no Barra Shopping, Rio de Janeiro. Inspirada na proposta coworking, a loja foi pensada para oferecer ao consumidor um ambiente conectado, flexível e tecnológico, com atmosfera colaborativa e integrada. Desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma experiência completa para o cliente, o espaço de 285 m² passa a contar com mais de 20 pontos de atendimento, e áreas onde o cliente poderá trabalhar Continue lendo

  Via Extra O fluxo de visitantes em shopping centers do Brasil cresceu 10,9 por cento em outubro sobre setembro, impulsionado pelo Dia das Crianças, informou nesta segunda-feira a associação que representa o setor, Abrasce. Na comparação com outubro do ano passado, contudo, houve alta de apenas 0,36 por cento, mostrou o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC), desenvolvido em parceria com a FX Retail Analytics. Regionalmente, os shoppings do Nordeste tiveram o melhor desempenho do mês na comparação anual, com crescimento de 3,75 Continue lendo

  Nosso país nos últimos tempos vem passando por duras dificuldades na área da economia, do comércio e do emprego. A recessão econômica e a inflação tomaram conta do Brasil, prejudicando os mais variados setores, inclusive o da arquitetura. Porém, o Governo Federal apresentou nos últimos dias uma pesquisa que aponta que o Brasil superou a crise e que o momento é de recuperação e volta do crescimento (conferir pesquisa aqui). Em recente matéria publicada na Tribuna do Norte – maior jornal em circulação de Continue lendo

O papel fundamental da vitrine é encantar e cumprir bem sua função que é atrair os clientes para dentro da loja. Vamos especificar aqui os oito pontos essenciais para desenvolver uma vitrine de sucesso.   Dimensionamento   Você tem que ter em mente que irá colocar manequins e materiais de visual merchandising dentro dessa vitrine, móveis, recursos para poder atrair mais a visão do público. Ainda vai trabalhar com vitrines de temporada como o dia das mães, por exemplo. Então é importante deixar um espaço Continue lendo

Você que já atua no mercado de arquitetura deve sempre se perguntar qual a fórmula de GANHAR MAIS DINHEIRO com a sua carreira. E assim muitas das vezes você fica sem saber o que fazer? Sempre dizemos que o SUCESSO do nosso cliente é o nosso SUCESSO, e se isso não tá te dando retorno, tem alguma coisa errada! Não me diga que você já projetou uma loja de forma intuitiva, apenas com a sua bagagem de arquitetura de interiores? Muito menos que você arriscou Continue lendo

O varejo de moda é um dos ramos da economia que há a possibilidade de explorar diversos segmentos, o mercado é líquido, múltiplo e dinamizado. Dos pés a cabeça, existem produtos para tudo. Mas hoje vamos nos atentar a falar dos pés, ou melhor, dos calçados! De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Brasil atualmente possui mais de 8,2 mil estabelecimentos que fabricam calçados, só em 2013 foram fabricados mais de 899 milhões de pares. É um impacto de mais Continue lendo

O Visual Merchandising (VM) é uma estratégia poderosíssima para atrair mais clientes, a partir das expertises da arquitetura e das ações de marketing. Em linhas gerais o VM é a experiência de compra a partir do ponto de venda. O primeiro grande passo é atrair o cliente pela Vitrine; é por ela que o cliente será “fisgado” para entrar na loja. Mas para isso, é importante ter uma vitrine bem planejada e criativa. Nós fizemos um artigo e temos um vídeo exclusivo sobre assunto (confira Continue lendo

Por Lagildo Brasileiro Pensando em ajudar você a melhorar os seus projetos de lojas em Shopping, estamos aqui compartilhando três dicas importantíssimas e fundamentais que são os pilares para um bom projeto comercial.   Procure o arquiteto e/ou o escritório de arquitetura responsável pelo Shopping   Qualquer shopping center, seja ele pequeno, médio ou de grande porte tem um escritório de arquitetura responsável por ele. E você deve procurá-lo por uma questão bem clara: ele é o responsável por analisar e validar o seu projeto, Continue lendo

Você já passou em frente a uma loja e ficou encantado com a vitrine e sua estrutura? Já andou pelos corredores de shoppings e sentiu aromas agradáveis? E as texturas das paredes que remetem aos mais variados elementos, já reparou nelas? Já parou para pensar que aquela música ambiente gostosa que toca enquanto você espera a consulta também faz parte de um projeto de arquitetura? E que aquele quiosque que oferece quitutes deliciosos foi projetado de forma planejada para agradar o seu paladar? Pode não Continue lendo