Superando a crise

 

Nosso país nos últimos tempos vem passando por duras dificuldades na área da economia, do comércio e do emprego. A recessão econômica e a inflação tomaram conta do Brasil, prejudicando os mais variados setores, inclusive o da arquitetura.

Porém, o Governo Federal apresentou nos últimos dias uma pesquisa que aponta que o Brasil superou a crise e que o momento é de recuperação e volta do crescimento (conferir pesquisa aqui).

Em recente matéria publicada na Tribuna do Norte – maior jornal em circulação de Natal/RN – é apresentado dados que afirmam o crescimento do setor comercial dentro dos Shoppings da cidade. A matéria apresenta o caso do Natal Shopping que teve um crescimento de 5% nos últimos meses. (conferir matéria aqui).

Uma notícia como essa enche o coração de todos nós de alegria e empolgação. Afinal, se o setor comercial de lojas está crescendo, é sinal que o da arquitetura comercial também crescerá. É uma lógica simples.

O momento agora é de apressar-se e jogar-se no mercado da arquitetura de varejo com toda a sua expertise e conhecimento na área. É hora de sair em campo e conquistar o mercado! 🙂

Confira 5 dicas para aproveitar o cenário atual do Brasil para se destacar na arquitetura comercial:

 

  • Busque profissionalização

A primeira, e mais importante, das etapas para se destacar no mercado de arquitetura comercial é ser profissional. E para ser um bom profissional é preciso adquirir conhecimento, expertise, ter uma bagagem, aprender com cases e erros. Então busque um curso, pós-graduação, treinamentos, que lhe deixem totalmente preparado para enfrentar o mercado. Nós do Arquitetando Lojas temos um curso exclusivo sobre arquitetura comercial, que é o Arquitetura de Lojas Sem Segredos. Você pode saber mais informações dele aqui.

  1. Seja criativo

O mercado de arquitetura está cansado de profissionais que pensam igual, que ficam dentro da mesma caixa. É preciso INOVAR e desenvolver ideias criativas, que venham impulsionar o negócio dos nossos clientes. Lembre-se: o objetivo de um bom projeto arquitetônico comercial é vender e fidelizar os clientes. Então, busque inspirações e crie projetos CRIATIVOS, NOVOS, DIFERENTES. Seja o diferencial!

Você pode conferir aqui uma Aula Especial Gratuita sobre Processo Criativo de desenvolvimento do Silo de Açúcar, projeto premiado pela Casa Cor Rio Grande do Norte 2017, que foi projetado pelo nosso escritório.

  1. Escolha um nicho

Agora que você já é profissional (um profissional criativo), é hora de escolher um segmento/nicho dentro do universo comercial. Sim, você pode querer trabalhar com todos, porém, inicialmente é melhor escolher segmentos específicos, para assim, tornar-se um especialista naquele nicho.

  1. Invista em Marketing

Nós estamos na era do pós-digital – uma das vertentes da Cibercultura – ou seja, todos nós estamos “dependentes” do digital, das redes sociais, da internet, do celular, do computador. Todos esses aparelhos já são realidade de mais de 58% da população brasileira (confira pesquisa aqui). Então, é imprescindível investir em Marketing Digital para conseguir clientes. Contrate um bom profissional\agência para desenvolver um site, gerenciar suas redes sociais, etc. Aquela frase clichê ainda é verdade até hoje: “A propaganda é a alma do negócio”.

Confira aqui um bate-papo de Olga Portela e Emanuel Souto do Papo de Arquiteto sobre Marketing Digital para Arquitetos

  1. Monte um portfólio

Tenha em mãos um portfólio, seja ele impresso ou digital. É imprescindível que você tenha um portfólio organizado e moderno para apresentar a seus clientes, patrões, etc. É através do seu portfólio que você vai mostrar o seu trabalho.

 

 

Comentários

Olga Portela cresceu cercada pela cultura popular de Pernambuco, com um lado empreendedor forte, se apaixonou por Arquitetura aos 12 anos de idade. Adora projetos comerciais e se considera uma exímia dona de casa, graças a seus dotes manuais!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.